O que é Disciplina Positiva?

💜
sábado, 7 de maio de 2016
O que é Disciplina Positiva?

Fui convidada a participar hoje de uma Roda Materna com o grupo Araripe Grupo de Apoio ao Parto sobre Disciplina Positiva. Fui reler e estudar mais, e é tão legal que vou dividir aqui com vocês! 

Thiago Queiroz do blog Paizinho Vírgula explica muito bem!! Ele diz que existem dois tipos mais comuns de disciplina: a autoritária e a permissiva. Os pais que punem e os que simplesmente só passam recolhendo a bagunça depois. O que gritam e os que não falam nada. Os que batem para a criança parar, e os que sequer explicam que aquilo não pode. São dois extremos, dois lados da mesma moeda, ambos bastante nocivos.

O que o Thiago explica é que a Disciplina Positiva é o equilíbrio, o meio termo entre elas. É limitar sim, mas com doçura. É querer ensinar ao invés de só querer que a criança pare. É uma forma de enxergar todas as situações e processos, e lidar com cada uma delas considerando também a criança. Com respeito, carinho e muita (!) paciência. 




E ele explica que não é fácil!

"dos nossos maiores desafios, enquanto pais e educadores, é um trabalho diário buscar esse equilíbrio e enxergar as situações cotidianas através das lentes da disciplina positiva. O que torna isso realmente difícil é que nós tendemos a ir sempre de um extremo ao outro: do permissivo diretamente para o autoritarismo. Soa confuso? Se é confuso para nós, adultos, imagina para os nossos filhos!"

Faz todo sentido, né?! 

E bate bastante com tudo o que conversamos aqui na página! 

É usar a comunicação positiva, é entender a criança com um ser humano que precisa de muito amor e carinho, respeito e consideração, e a constante compreensão de que está em desenvolvimento e tem suas necessidades e limitações! 

Lembra da fala da Laura Gutman sobre o quão normal é fazermos com as crianças o que jamais faríamos com adultos? É um dos princípios da Disciplina Positiva! 

"Faça com seus filhos o que você gostaria que fizessem com você".

Tratar bem, com respeito, sem diminuir a criança, sem gritar ou desmerecer, sem desvalidar os sentimentos.

A escritora do livro Disciplina Positiva, Jane Nelsen diz:

"De onde tiramos a ideia maluca de que para fazer nossos filhos fazerem o melhor, precisamos fazer com que eles se sintam pior?"

Verdade!! Precisamos desconstruir isso e, devagar, aprender e ensinar que as crianças serão adultos mais seguros e respeitosos se receberem motivos para ter esses valores! Ou seja, respeito e amor! 

Mas como o Thiago diz, não é fácil! Mas ele também do que é um desenvolvimento pessoal enorme, ou seja, uma excelente oportunidade de crescimento para nós, pais!

Então fica aí a dica de hoje.. crescer junto com nossos filhos, aprender e ensinar, curtir e deixar memórias deliciosas para o resto da vida!

Deixar adultos incríveis para esse mundo melhorar!

Espero que tenham amado!

Grande beijo 

#PsiMama

Fonte: Thiago Queiroz. Leia mais em: http://paizinhovirgula.com/a-grande-sacada-da-disciplina-positiva/
http://paizinhovirgula.com/disciplina-positiva-primeiros-passos/
Deixe Seu Comentário
Postar um comentário

Assinatura

Assinatura