Da série "Não se educa à distância": "Não se ensina a confiar à distância" nem muito menos com "bem feito!"

💜
sábado, 13 de fevereiro de 2016
Esse é um tema delicado mas importante, e precisa ser dito: nossos filhos precisam de nosso suporte e de nossa confiança para se desenvolver! 

Não tente educar seu filho de longe, gritando, nem muito menos ameaçando. Isso só vai te frustrar, te estressar e desamparar a criança. Esteja por perto. Faça junto. E mesmo que você tenha dito inúmeras vezes que ele não fizesse isso ou aquilo, quando seu filho se machucar, respire profundamente e lhe dê carinho. 

Se o seu filho te desobedece e se machuca por isso, dando carinho imediato e lhe explicando as consequências de suas ações, ele aprende três coisas importantes:

1)Aprender com os próprios erros.

2) Que você sabia o que estava falando, e falou por carinho para evitar que ele se machucasse - então ele aprende a confiar nas suas instruções. 

3) Você não deixa de amá-lo por que ele errou.

É muito perigoso nossos filhos terem medo de errar, e mais perigoso ainda é terem medo de nos buscar quando erram. Ser o porto seguro dos nossos filhos garante à eles que possam buscar seus caminhos sem medo.

Outro ponto importante é estar por perto. Ter filhos demanda tempo e energia, eu sei. Mas estar por perto e demonstrar confiança dá à criança espaço para desenvolver a própria confiança. E esse será uma fator decisivo para que se torne um adulto independe e seguro. 



Precisamos ser os primeiros a acreditar  neles e apoiar as novas tentativas e aprendizados desde bebês! Confiar que vai conseguir, mesmo que não seja de primeira, seja o que for que esteja aprendendo. Ter orgulho quando conseguir e a certeza de que está aprendendo e se desenvolvendo no seu tempo, e por suas próprias vias.

Esse apoio, essa confiança e essa segurança a criança carregará para o resto da vida. 

E acredite.. Esses momentos em que você foi crucial para que tudo desse certo deixarão saudade. 

Então curta, esteja por perto, apoie, console.. 

Você é a coisa mais importante do mundo hoje! Então, seja! :)

Grande beijo

#PsiMama
Deixe Seu Comentário
Postar um comentário

Assinatura

Assinatura