Minha experiência com fraldas de pano!

💜
domingo, 7 de fevereiro de 2016
Algumas amigas me perguntam sempre, e quando decidi enchi as orelhas das amigas que usavam Rs faço questão então de criar um post para elas que eu possa sempre indicar a leitura. 

Motivos para usar fralda de pano:

Que tem a ver com o mundo:
1. Poupa espaço nos aterros sanitários. Além de diminuir a contaminação, uma vez que jogamos cocos no vaso e não no lixo. 





2. Economiza recursos naturais. É isso mesmo! Você deve estar pensando que gasta mais água  para lavar, mas a produção de fralda descartável gasta MUITO MAIS. 

Vantagens pra família:

1. São econômicas. Cada fralda com absorvente custa em média o preço de um pacote de fraldas. Você compra 20 e usará até o desfralde (e nos próximos filhos). 20 pacotes de fraldas descartáveis vc usa nos primeiros meses. 

2. Tem menos química. Uma fralda de algodão em contato com a pele do bebê é com certeza mais gostosa e saudável do que uma de plástico :)

3. Assa menos. Por ter menos química e esquentar menos as genitais do bebê, as fraldas de pano causam menos assaduras. 

4. Podem ser utilizadas por mais de uma criança. Mesmo depois de seus filhos terem usado, vc pode doar e será sempre usado por alguém! 

5. São muito lindas!! 

Minha experiência:

Tenho ao todo 16 fraldas e uns 20 absorventes. Mas moro numa cidade muito quente, então lavo a noite e pela manhã já estão secas. Além disso minha experiência é de mãe de mais velho (1 ano e meio). Um bebê mais novo terá necessidades diferentes, além de ser peculiar a cada criança também. 
Por ter ganhando de chá de fraldas (💕) tenho dois tipos de fraldas: chinesas da marca Dipano e brasileiras das mais variadas marcas. 

Vantagens das brasileiras:
1. Promovem o mercado nacional e o empreendedorismo materno.
2. São de excelente qualidade.
3. Os absorventes podem entrar em contato com a pele do bebê.



Sobre as chinesas (importadas pela empresa Dipano) também são muito boas, lindas, mas os absorventes não podem entrar em contato com a pele do bebê. 

Das marcas brasileiras, as que mais amei foram a Nós e o Davi (💚) e a Bebês Ecológicos. 

Como faço? 
Sempre que a fralda pesa, troco e a usada eu passo uma água (quando tem coco, jogo no vaso, lavo com o chuveirinho de bumbum mesmo) e coloco num balde com tampa lindo que comprei :) deixo elas de molho com maleluca e troco a água à noite com o banho de Theo. Quando faltam 3 conjuntos (geralmente dia sim dia não), eu coloco na maquina com uma colher de sopa de sabão e melaleuca (deixo a máquina enxer com isso e depois jogo as fraldas e os absorventes) e deixo de molho por 30 min. Depois deixo bater com enxágue extra. 



Uma vez por mês escaldo os absorventes com água fervente e quando esfria um pouco coloco as fraldas (que não aguentam altas temperaturas). Faço isso para tirar o excesso de amônia que pode acumular.



Como podem ser usadas?

A mesma fralda pode ser usada de duas formas: pocket e capa. Ou seja, absorvente por fora ou por dentro do bolso da capa. Cada um vai se adaptar a um jeito e isso vc só vai descobrir depois de uma semana de uso. 

Eu uso por fora quando vem côco ou pouco xixi, e por dentro a noite e quando vem muito xixi (com o tempo, vc aprende os hábitos do bebê com a fralda de pano Rs).

O que devo saber?

NÃO PODE USAR SABÃO nas fraldas. Só uma quantidade mínima (e vc descobre que usa é sabão demais nas outras coisas Rs). Sabão de coco e sabão líquido são proibidos, assim como amaciantes e ferro. 
SÃO MUITO PRÁTICAS e rapidinho vc pega o jeito.
NÃO PODE USAR POMADA e nem precisa Pq não empola igual descartável 
ÓLEO DE MELALEUCA bactericida e deixa um cheirinho ótimo! Bom pra passar no bumbum do bebê pra lavar (mas tem que misturar com óleo de amêndoas) e ótimo pro banho do bebê a noite (uma gotinha relaxante).
ANTES DE USAR A PRIMEIRA VEZ tem que lavar algumas vezes (duas ou três só com água) por que muitas vezes elas vêm impermeabilizadas. 

Tecidos: 

Você pode escolher o tecido de dentro e o de fora. Por dentro gosto de algodão (ou soft) para a noite e dry fit pro dia. Por fora, tecido de biquíni ou de algodão. Ambos são frescos, lindos e confortáveis. 

Absorventes: tenho de algodão, Melton e da Dipano. Gosto muito de usar as brasileiras por fora (pocket). Tem quem use fralda de pano cremer dobrada como absorvente também :) 

O que mais preciso saber?

Tem um grupo no Facebook chamado "Fraldas de Pano Modernas" cheio de informação legal.

O site Ecco Mama tem um link que tira as dúvidas que sobraram:
http://eccomama.blogspot.com.br/p/tudo-sobre-fraldas-de-pano.html?m=1

A empresa de fraldas de pano Nós e o Davi tem vídeos explicativos e tirando dúvidas: 
http://youtu.be/aFrdtz0KNb0
http://www.lojanoseodavi.com.br

No Green Post também tem um post show sobre fralda de pano http://www.thegreenestpost.com/5-motivos-para-voce-usar-fralda-de-pano-moderna/

www.ateliermamaeebebe.com

Um comentário on "Minha experiência com fraldas de pano!"
  1. Olá! Temos mais uma fabricante capixaba! É a Patrícia Bravim, que atende pelo telefone 27 998526592 e sua sócia Tatielly 27 997875258. Nome da fralda é Fralda Amarelinha. são lindas! E o acabamento é muito bonito, bem feito e confortável.

    ResponderExcluir

Assinatura

Assinatura