Diferença de preparo intelectual pra preparo emocional.

💜
sábado, 6 de fevereiro de 2016
E durante o carnaval tem postagem?? 

Tem sim sinhô!!

Hoje vamos falar da diferença entre o preparo intelectual e o preparo emocional. 



Ressalto bem aqui no comecinho que eu relacionei ao parto, mas que é um processo importante para o empoderamento em vários momentos da vida! Incluindo amamentação, pós-parto, criação, etc! 

Mas antes eu gostaria de frisar a importância do preparo físico.. Preparar o seu corpo para o trabalho que o parto é pode ser um grande diferencial! Tanto durante o parto, quanto no seu pós- parto! Então, pense nisso com carinho.. 💕

Outro preparo importante é o intelectual - ele se faz necessário, muitas vezes, até para o empoderamento. Isto por que na nossa sociedade brasileira cesarista, acabamos por estar rodeadas de pré conceitos e medos que são muitas vezes mitos, e irreais. Saber quais as verdades e mentiras, o que esperar e o que não esperar, procurar informações - tudo isso pode te ajudar a tranquilizar o seu coração e ter a certeza que precisa para se empoderar! Quanto mais informações você buscar, mais certa de suas opções você ficará! Até por que, como diria a Laura Gutman:



Mas precisamos entender que isso está longe de ser o preparo total que precisamos! Isso por que o parto se tornou uma coisa médica, e nós mulheres nos afastamos dos nossos instintos e do contato com o nosso interior. Da mesma forma que nos afastamos quase que absolutamente da sabedoria das mulheres que pariram antes de nos, o que fazia parte do preparo emocional quando o parto ainda era exclusivamente feminino e corpóreo. 

Quando você pergunta pra alguma senhorinha que pariu, elas falam "parto está entre as orelhas". No entanto, raramente compreendemos a importância do preparo do que está entre nossas orelhas!

Nosso eu profundo, nossa sombra, nossos medos, nossas neuroses, nossas expectativas.. o ritual de passagem que o parto representa leva tudo isso para a superfície! 

Gritamos não só com a dor, mas muitas vezes por inúmeros outros motivos que  estão presos e cravados dentro de nós, que são expurgados e muitas vezes - quando mal trabalhados - deixam cicatrizes e doem muito mais que o parto em si. 

Por ser um tema muito complexo, vamos abordá-lo em alguns posts, sempre com dicas e sugestões. Mas vale ressaltar que cada mulher é cada história deve ser carinhosamente analisada e cuidada, para que esse preparo seja feito!

Então a dica de hoje fica em buscar alguém que te apoie, que apoie o seu parto do jeitinho que você quer, que realmente esteja em sincronia com você.. e conversar honestamente sobre seus medos e expectativas. Peça pra pessoa anotar o que ela achar importante, para que vocês possam buscar mais sobre aquelas coisas específicas. 

Não é um todo, mas já é um começo e muito importante..!!

Um grande beijo!!

#PsiMama
Deixe Seu Comentário
Postar um comentário

Assinatura

Assinatura