Por que a imagem da esquerda tem chocado mais do que a da direita?

ūüíú
s√°bado, 30 de janeiro de 2016
Infelizmente, por falta de costume!



Vivemos em uma sociedade patriarcal e com dominante repress√£o sexual feminina. Neste contexto, a sexualiza√ß√£o do corpo feminino faz da exposi√ß√£o dele apenas interessante quando sensualizado. 

E ninguém está sensualizando enquanto amamenta, não é mesmo?!

Além disso, consideramos o aspecto "expectativa". Quando você está no meio do carnaval, você já espera encontrar muitos peitos pulando na sua frente livre, leve e soltos. No entanto, você não tem essa mesma expectativa (ver peitos) ao fazer comprar no supermercado. Você olha o tomate, compra a alface e..olha! Peitos! Meu Deus!

"Eu n√£o esperava por essa!!"

Agora vamos analisar. Por que não? Porque hoje em dia, apesar da amamentação estar em foco, ainda não se "espera por essa"? Por que não é o padrão. Isto por que temos um grupo enorme super a favor da mamadeira e leites artificiais: hospitais que o ministram a recém- nascidos, pediatras que o receitam a qualquer custo, pessoas que acham "mais pratico" e "a mesma coisa que o leite materno", entre outros. E o leite artificial, assim como a cesariana, foi naturalizado e banalizado, sendo surpreendentemente mais comum de encontrar exposto alimentando um bebê no supermercado do que peitos.

"Assim como a cesariana", por que ambos s√£o absurdamente importantes e necess√°rios, e gra√ßas √† tecnologia, existem para salvar muita m√£e e muita crian√ßa que realmente precisam! 

E "naturalizado e banalizado" por que ambos t√™m sido usados por pessoas que teriam experi√™ncias incr√≠veis, caso tivessem a oportunidade de usufruir dos recursos naturais do corpo. 

"Tivessem a oportunidade" por que falo sem acreditar na livre escolha, mas sim numa imposi√ß√£o feita pelo sistema como um todo, em que m√£es verdadeiramente acreditam de cora√ß√£o que ambos a cesariana quanto o leite artificial s√£o super normais, naturais e  saud√°veis. 

Caso o sistema considerasse a amamentação "normal, natural e saudável", e a estimulasse como fazem com mamadeiras e leite artificial, aí então teríamos várias mães amamentando no supermercado. Chegaríamos lá já na expectativa de ver uma mãe ou outra lindamente alimentando sua prole enquanto fazem compras. E então não chocaria tanto.

O que voc√™ pensa sobre isso? 
De sua opini√£o, a PsiMama quer saber! :)

Foto da esquerda por J√ļlia Harger, autora do "Vegana √© sua m√£e"!

#PsiMama
#OPoderdoDiscursoMaterno
#Veganaésuamãe
Deixe Seu Coment√°rio
Postar um coment√°rio

Assinatura

Assinatura