A Síndrome do Filho Impossível e a Dica do Compromisso Diário.

💜
domingo, 31 de janeiro de 2016
A Síndrome do Filho Impossível e a Dica do Compromisso Diário.

Não raro, escutamos mães e pais falando do quão "impossíveis" estão seus filhos. Uns falam que é fase, outros dizem que é da personalidade da criança, e tem os que relacionam com coisas que têm acontecido na vida da família. 

Sobre isso, é legal lembrar que crianças, assim como adultos, reagem emocionalmente ao que acontece em suas vidas. Sabe quando vc tem uma semana mal humorada? Um dia péssimo? Mudanças que estão te deixando doido? Com crianças também é assim. E temos que considerar que não têm a mesma maturidade para entender o que está acontecendo, o que muitas vezes piora a situação.

Além disso, é interessante, enquanto mães e pais, de ter o hábito de olhar pra nós mesmos e nos perguntar "qual a minha participação nisso?". 

As crianças não têm maturidade e discernimento para pedir atenção e carinho. Nem até mesmo para saber que é disso que precisam.
Mas a mente, o inconsciente sábio, busca outras maneiras de conseguir isso de que precisa.

Tornar-se "impossível" é uma, de muitas delas.




E aqui fica uma dica super valiosa.. observe verdadeiramente o seu filho, principalmente nos momentos em que ele não está sendo "impossível". 

Analise as situações em que ele começou a se comportar "impossível". O que aconteceu? O que pode ter dado um start? O que têm acontecido? 

Ao invés de nomear os motivos por que você acha que ele está assim, tente observar e analisar mais atentamente, quem sabe até pergunta-lo (dependendo da idade), o que pode lhe estar acontecendo.

Dica do Compromisso Diário: 

Não há nem nunca haverá fórmula mágica para filhos. E em posts anteriores já falamos dos perigos de buscar isso. Então essa dica não é para fazer de forma isolada, não é milagrosa, mas sim para auxiliar a concretizar as sugestões anteriores, depois de ter compreendido a história que segue :)

Um menino ia muito mal na escola. Notas péssimas. A professora disse para o pai que achava que ele estava com déficit de atenção, e sugeriu que ele procurasse a psicóloga da escola. Lá chegando, ela explicou que significava "falta de atenção" e que seria investigado. 
Nos meses seguintes, as notas do menino melhoraram, e a psicóloga sequer teve tempo de investigar mais. 
Quando encontrou o pai novamente, curiosa, ela perguntou o que tinha feito com que as notas do menino melhorassem. O pai respondeu:
"Depois que a senhora me disse que meu filho estava com falta de atenção, eu percebi que a senhora estava certa. Eu quase não estava dando atenção pra ele mesmo. Então me comprometi a dedicar 15 minutos todos os dias só pra brincar com ele. Tinha muito tempo que a gente não se divertia tanto. Ai, ele parou de reclamar na hora do dever de casa. E isso ajudou nas notas, eu acho.."

O Compromisso Diário nada mais é do que se comprometer a dar 15 minutos diários exclusivos para seu filho. A proposta é fazer uma experiência de uma semana e ver a diferença. 

"Mas não é só isso nem simples assim nem em todo caso"

Verdade. Muita coisa pode fazer o comportamento de uma criança mudar. Ela pode estar com alguma dificuldade sim, pode estar tendo problemas na escola, ou com desafios dentro de casa, até mesmo coisas que sequer imaginamos. Mas você pode ter certeza de que fica muito mais fácil descobrir o que está acontecendo com o seu filho quando você passa tempo com ele. Só com ele. Mais nada. Curtindo de verdade e conversando e dando oportunidade que ele se sinta acolhido, ouvido, curtido.. 

E nas outras horas? Naturalmente, elas também serão diferentes. Você vai sentir..

Não importa o que esteja causando suas Síndrome do Filho Impossível, essa dica vai te ajudar. E muito! Em aspectos que você nem imagina.. :)

Depois da semana teste, conte nos comentários sua experiência, para que outras mães e pais se animem! 

Bjs

#PsiMama
#OPoderdoDiscursoMaterno
Deixe Seu Comentário
Postar um comentário

Assinatura

Assinatura