A gestação do filho, do parto e do puerpério: 9 meses de preparação.

💜
quarta-feira, 27 de janeiro de 2016
Quando falamos de gestação, geralmente temos em mente o bebê. Felizmente, nos dias de hoje também temos visto um aumento na procura pelo preparo físico do corpo: mulheres fazendo pilates gestacional, academia funcional e adaptação da alimentação. 

Esses aspectos são todos muito importantes, mas não são os únicos. É legal pensar que nesses nove meses não só gestamos o bebê, mas também são meses de gestação do parto e também do puerpério. Isto é, são nove preciosos meses de preparo emocional para as próximas etapas que seguem a gestação. 

Às vezes encontro gestantes de 2, 3 meses de gestação já em pânico com o parto, ou assustadas com o que vem depois. Outras vezes, encontro logo no começo da gestação mulheres muito seguras de si, com uma confiança inabalável sobre tudo o que vem. É nessas horas que é muito importante lembrar que nosso corpo tem seu tempo, e que todas essas etapas fazem parte de um processo. Esse processo pode levar 9 meses pra umas, menos ou mais pra outras, mas independentemente, faz parte do curso natural das coisas.



No entanto, também faz parte desse processo a busca. E isso é muito importante de ser dito! É necessário que busque se conectar consigo mesma, com seus medos e aflições, com suas certezas e convicções. Que busque informações sobre o parto que deseja, que busque apoio. Que busque, se achar interessante, técnicas de relaxamento, respiração, yoga ou meditação. 

Além disso é importante lembrar do pós-parto! Que busque se informar, entender, o que esperar, onde conseguir suporte. Faz-se muito necessária essa busca, por que ela trará consigo preparação e amadurecimento para uma etapa por muitas ignorada. 

Enfim, preparação e amadurecimento, auto-conhecimento e informações, apoio e segurança. E essa busca, esse processo, faz parte da gestação. Faz parte dos nove meses. Então, também, fique tranquila. Essas etapas do processo têm seu tempo, e devem ser feitas com tranquilidade e carinho, para que sejam muito bem feitas. 

Caso conheça mulheres no começo da gestação, é importante lembra-las disso. O corpo deve ser preparado, e a mente também. E que isso é importante, exige busca, e acima de tudo, tem seu tempo. Para que encontre o que busca, pra que processe as informações que adquiriu, para que entenda e reconheça o que aprendeu. Para se conhecer, conhecer seu tempo, entender e contestar suas angústias e medos, para entrar em contato consigo e se empoderar do que está por vir. 

Empoderar-se faz-se necessário para todos os momentos da vida! 

A partir do momento que você entende que todos esses meses e todas essas etapas fazem parte de um processo que envolve tanto corpo quanto mente, tanto o parto quanto o puerpério e a amamentação, então eles tomam uma conotação mais natural. Você passa a entender que seu corpo e mente têm sabedoria e instinto, que esses processos fazem parte da sua natureza, e que com muita tranquilidade e empoderamento você vai conseguir conquistar naturalmente cada uma dessas etapas, e curtir cada uma dessas fases. 

Nós somos sábias. Nossos corpos sabem gestar! Sabem parir! Sabem amamentar e cuidar de nossas proles! 

Nós só precisamos de entrar em contato com esse poder, entendê-lo, aceita-lo e assumi-lo em nossas vidas. E para isso faz-se necessário gestá-lo. 
E para tanto temos a gravidez! :)

Então fique tranquila, faça sua parte e se dê o tempo que precisa!  <3

#OPoderdoDiscursoMaterno
Deixe Seu Comentário
Postar um comentário

Assinatura

Assinatura